Animais

Rui Guerra lança livro dedicado aos “animais inexistentes”

Rui Guerra lança livro dedicado aos “animais inexistentes”

A Monsieur Komodo acaba de editar o livro Lista Negra, uma obra ilustrada e bilíngue do designer Rui Guerra que faz uma ode aos “animais inexistentes”.

“A extinção de um animal faz parte do complexo processo evolutivo da vida, com uma espécie a desaparecer a cada intervalo de 100 a 300 anos. No entanto, nos últimos 500 anos estão confirmadas as extinções de mais de 80 espécies de mamíferos. Este novo ritmo está diretamente ligado à atividade humana, que há muito empobrece o nosso planeta. Algumas das espécies aqui representadas foram conhecidas por um período tão breve de tempo, que não chegaram sequer a ser absorvidas por qualquer cultura. Outras, como o dodó, permaneceram nas nossas vidas, como símbolo da nossa capacidade de aniquilação, enquanto outras poderão nunca ter existido. Este livro retrata cerca de 80 animais que pertencem à esfera do impossível”, explica a editora.

Rui Guerra é designer de comunicação em projetos nacionais e internacionais e criou, em 2009, o projeto de ilustração e edição Monsieur Komodo, no qual publicou Aqui Habitam Fantasmas (2013), Shades of Birds (2017), Caderno Nocturno (2017) e Seven Layers of Solitude (2018).

O livro Lista Negra já está disponível por um PVP de 13, 90 euros.