Eventos

Prémio de entrega para pósteres e comunicações livres do XVI Congresso Internacional Veterinário Montenegro

A 16.ª edição do Congresso Internacional Veterinário, que irá decorrer no Europarque, em Santa Maria da Feira, entre 20 e 22 de fevereiro do próximo ano, vai alargar a sua ação no que diz respeito a concursos científicos – além dos já conhecidos Prémio Científico Professor Miguel Faria e Póster Científico de Medicina Veterinária, o evento vai ainda acolher o Póster Científico de Enfermagem Veterinária.

A decisão de alargar os prémios aos enfermeiros veterinários surgiu por uma questão de inclusão, disse à VETERINÁRIA ATUAL Luís Montenegro, diretor clínico do Hospital Veterinário Montenegro, que organiza o evento, já que a sua exclusão dos mesmos seria “injusta”.

Com uma temática mais abrangente este ano ­– a inovação e o desenvolvimento no setor da medicina veterinária ­–, as comunicações científicas do congresso têm o objetivo de premiar os melhores trabalhos científicos da área realizados em Portugal. “A melhor comunicação livre receberá o Prémio Científico Professor Miguel Faria e um prémio monetário de mil euros”, explicou o diretor clínico.

Os dois concursos de pósteres terão o prémio monetário de 350 euros, um para o concurso específico de médicos veterinários e estudantes de medicina veterinária, e outro para enfermeiros veterinários e estudantes de enfermagem veterinária.

A participação em qualquer um dos concursos será reconhecida com um convite duplo para o congresso, acrescentou ainda o diretor clínico.

A apresentação vencedora será anunciada no palco do pavilhão, e o respetivo prémio entregue ao vencedor.

Os trabalhos devem ser submetidos até 15 de dezembro.

A comissão organizadora conta com professores das várias universidades do País e, ainda, “com professores de duas universidades espanholas, a Faculdade de Veterinária de Lugo e Universitat Autònoma de Barcelona”.