Produtos

PolyVar – A nova solução para gestão sustentável da Varroa

PolyVar - A nova solução para gestão sustentável da Varroa

Todos os anos, uma das principais causas de perdas de colónias de abelhas no final do verão e outono é a Varroa (Varroa destructor). A pensar nisso, a Bayer lançou em Portugal um produto para combater o ácaro de Varroa: o PolyVar.

Tendo chegado ao mundo ocidental vindos da Ásia, estes ácaros “são considerados a maior ameaça para as abelhas ocidentais, Apis mellifera. Estes ácaros alimentam-se da hemolinfa dos seus hospedeiros, transmitem vírus e reproduzem-se fortemente no interior das colmeias, causando a sua morte caso não seja tomada nenhuma medida efetiva. Não é raro serem encontrados vários milhares de ácaros numa única colmeia”, informa a Bayer em comunicado.

Apesar da variedade de substâncias e métodos aplicados nos tratamentos contra estes ácaros, as perdas de colónias permanecem elevadas já que, a longo prazo, nenhuma das ferramentas funciona como uma solução completa. As condições climatéricas desfavoráveis, o desenvolvimento de resistências às substâncias ativas devido à repetida utilização ao longo dos anos e as más práticas apícolas são alguns dos fatores que podem influenciar o sucesso neste combate.

Assim, os apicultores têm de monitorizar de perto as suas colmeias, de uma forma sistemática, para detetar uma possível infestação por ácaros de Varroa adaptando a sua estratégia de tratamento à situação que encontra. Este processo é denominado pelos investigadores como “gestão integrada da Varroa”.

Cientistas da Bayer e investigadores apícolas da Universidade de Halle, na Alemanha, desenvolveram um elemento chave na gestão integrada da Varroa: a Varroa gate, conceito presente no PolyVar. “É uma tira plástica que contém uma substância ativa e que é colocada à entrada da colmeia, como que se tratasse de um portão, para que todas as abelhas tenham que passar através de um dos seus orifícios ao entrar ou sair da colmeia”, informa a Bayer.