Eventos

Plano Nacional de Combate à RAM vai ser apresentado este mês

O novo Plano Nacional de Combate à Resistência aos Antimicrobianos vai ser apresentado este mês, nos próximos dias 18 e 19 de novembro, na Sociedade de Geografia de Lisboa.

A apresentação do plano vai ser feita durante a primeira edição das jornadas Uma Só Saúde – Estratégia Nacional de Combate à Resistência aos Antimicrobianos, organizada em conjunto pela Direção-Geral da Saúde (DGS), Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) e Agência Portuguesa do Ambiente (APA), durante a Semana Mundial do Antibiótico.

A União Europeia já reconheceu que a resistência aos antimicrobianos (RAM) é uma preocupação de saúde pública no âmbito global, apelando aos países para adotarem uma abordagem integrada sob o conceito One Health (Uma Só Saúde).

Em Portugal, por forma a combater esta ameaça, desenvolveu-se uma estratégia comum aos ministérios da Saúde, da Agricultura e do Ambiente e da Ação Climática, agora documentada no Plano Nacional de Combate à RAM, anunciou a DGAV no seu site.

A inscrição no evento é gratuita, mas obrigatória, e pode ser realizada na página da DGAV, que contém ainda uma versão preliminar do programa das jornadas.