Animais de Companhia

Perdeu o seu animal? Esta app nacional ajuda-o a encontra-lo

Perdeu o seu animal? Esta app nacional ajuda-o a encontra-lo

Dois engenheiros informáticos portugueses, de Coimbra, criaram uma aplicação que pretende facilitar a descoberta de animais de companhia perdidos. Chama-se Pet Finder SOS e sempre que o dono de um animal envia um alerta é emitido um SOS para todos os utilizadores da app num raio de 60 quilómetros para que possam ajudar a encontra-lo.

De acordo com o site P3, do Público, o objetivo é colocar todos os utilizadores da aplicação nas imediações à procura do animal perdido. Para que isso aconteça, é enviado um alerta com uma descrição detalhada do animal desaparecido. “A ideia é que alguém que esteja simplesmente a tomar café numa esplanada receba uma notificação com um SOS”, explica Valério Esteves, um dos mentores da ideia. E se porventura não for possível recolher o animal, podem ser enviadas coordenadas ou marcar no mapa o sítio onde o animal foi visto para que o dono receba a informação.

“Existem inúmeros grupos nas redes sociais de divulgação de animais perdidos, mas tornam-se muito confusos”, explicam os responsáveis. Até agora, em Portugal, Setúbal tem sido a zona com mais registos, mas o objetivo é alargar a rede de utilizadores.

A app Pet Finder SOS está disponível em seis línguas diferentes, nomeadamente português, francês, inglês, castelhano, italiano e alemão.