Animais

OMV quer repovoar com animais zonas afetadas pelos incêndios

OMV quer repovoar com animais zonas afetadas pelos incêndios

A Ordem dos Médicos Veterinários (OMV) assina no próximo dia 16 de fevereiro um protocolo com a Câmara Municipal de Pedrógão Grande e as Juntas de Freguesia da região. O objetivo é ajudar no repovoamento desta zona afetada pelos incêndios do ano passado e que levou à morte de uma grande parte do efetivo pecuário e à destruição das instalações e zonas de pasto de muitos produtores.

De acordo com a OMV, “este protocolo visa apoiar os pequenos e médios agricultores através da doação de ruminantes e da construção de zonas de acolhimento para estes animais”.

No mesmo dia, a OMV assina ainda outros dois protocolos: um com a Associação Nacional de Criadores de Ovinos da Serra da Estrela (ANCOSE), local onde se estima que se tenham perdido cerca de 8 000 ruminantes, e outro com a Associação Agropecuária de Vale de Besteiros (AAPVB), destinado a repovoar as zonas de Tondela, Santa Comba Dão, Mortágua e Penacova, onde se estima que tenham morrido cerca de 1 600 ovinos.

“Estes protocolos resultam da aplicação da verba recolhida pela conta bancária solidária da Ordem, com vista ao auxílio dos animais afetados pelos incêndios ocorridos em 2017”, explica a OMV.