Médicos Veterinários

Número de veterinários em Portugal continua a aumentar

Número de veterinários em Portugal continua a aumentar

O número de médicos veterinários que exercem em Portugal não tem parado de crescer nos últimos anos. De acordo com a Ordem dos Médicos Veterinários (OMV), citada pelo jornal SOL, os preços, no entanto, têm-se mantido inalterados, “não havendo aumentos significativos mas, muitas vezes, algumas reduções”.

O número de médicos veterinários existentes no país e os preços praticados pelos atos médicos realizados têm sido dois dos temas que mais discussão têm gerado em Portugal. O atual bastonário da Ordem dos Médicos Veterinários, Jorge Cid, já chegou inclusive a referir que “as faculdades de medicina veterinária estão a vender um sonho que não se vai realizar”, já que estão a formar jovens “para o desemprego”.

Atualmente, existem em Portugal cerca de 5800 médicos veterinários ativos, de acordo com dados divulgados pela OMV, que diz ainda que a classe veterinária do país é “relativamente jovem, já que 3157 membros ativos têm menos de 40 anos”.

Segundo um estudo da Federação de Veterinários da Europa (FVE), referente a 2015, “estima-se que existam cerca de 243 mil médicos veterinários” na Europa, um número que corresponde a 3,8 médicos veterinários por cada 10 mil habitantes.