Animais de Companhia

Novo Centro de Recolha Animal do Porto previsto até março 2020

Canil e gatil municipal de Santo Tirso já está em funcionamento

O novo Centro de Recolha Oficial de Animais do Porto tem abertura prevista até março de 2020. O novo centro surge no âmbito do Plano Municipal de Controlo e Bem-estar das Populações Animais de Cães e Gatos para responder às obrigações legais nesta matéria, bem como à generalidade das recomendações de associações zoófilas, Ordem dos Médicos Veterinários e Direção-Geral de Alimentação e Veterinária.

“Os trabalhos principais da empreitada encontram-se concluídos, dando cumprimento ao compromisso assumido de equipar o edifício no primeiro trimestre com todo o mobiliário, equipamento hospitalar e animais, sendo possível, até essa data, proceder à sua inauguração e abertura ao público”, referiu o município à Lusa.

As novas instalações vão permitir o aumento do número de boxes, de 94 para 22, vão integrar um bloco cirúrgico para esterilização, uma sala de enfermagem independente para tratamento e acompanhamento clínico dos animais alojados, zonas de exercício e sociabilização e uma área de tosquia e higienização. Estará ainda garantida a disponibilidade para prestar apoio ao alojamento de animais em quarentena provenientes de outros países e, sempre que necessário, o acolhimento de outras espécies.

De relembrar que a abertura do centro, em Campanhã, estava inicialmente prevista para maio de 2019, tendo sido adiada para o início de 2020 devido a “situações imprevisíveis que condicionaram o normal andamento dos trabalhos”, explicou o município em setembro à agência noticiosa.