Burnout

Médica veterinária partilha batalha com depressão para ajudar outros profissionais

Número de veterinários em Portugal continua a aumentar

Chama-se Steph Walsh e está a partilhar a sua luta contra a ansiedade e depressão para ajudar outros médicos veterinários a ultrapassarem estas patologias cada vez mais comuns nos profissionais do setor.

De acordo com a publicação Vet Times, o objetivo da médica veterinária é falar abertamente sobre os problemas que viveu com a depressão para, assim, encorajar outros médicos veterinários a falar e a pedir ajuda.

“A primeira vez que experienciei problemas de saúde mental foi há seis anos quando estava a trabalhar numa clínica de pequenos animais. Pensei que tinha apenas uma infeção e que tinha dificuldades em respirar. Um dia entrei no meu gabinete e caí. Sentei-me no chão a chorar. Tive alturas em que recebi aconselhamento psicológico e que foram extremamente úteis, que me fizeram estar mais consciente da minha saúde mental e das pessoas à minha volta”, refere a médica veterinária citada pela Vet Times.

Veja aqui o vídeo criado pela médica veterinária para consciencializar os profissionais do setor.

Recentemente, o Centro para o Conhecimento Animal (CPCA) e a enfermeira veterinária Marília Domingos lançaram, em Portugal, um projeto de comunicação que, além de prestar apoio a profissionais de medicina veterinária a sofrer de burnout, pretende consciencializar estes profissionais para um tema que “ainda é um pouco ‘tabu” dentro da classe.

O projeto pretende ajudar os profissionais de medicina veterinária a minimizar os riscos de desenvolverem este tipo de patologias mentais, contribuindo para o seu bem-estar através de espaço para discussão, partilha de recursos e informação.