Responsabilidade Social

E se o isolamento social pudesse ser combatido com a ajuda de animais?

E se o isolamento social pudesse ser combatido com a ajuda de animais?

A Boehringer Ingelheim promoveu recentemente uma ação de responsabilidade social que, com Intervenções Assistidas por Animais, pretende ajudar a combater o isolamento social de idosos.

Jimi, Molly e Pimenta, um Labrador Retriever e duas fêmeas sem raça definida foram acompanhados pelas profissionais da Busca Sorrisos, um projeto de Intervenções Assistidas por Animais, para proporcionar aos utentes de vários centros de dia tardes diferentes e estimular as suas competências cognitivas, motoras e sociais.

Patrícia Caetano, responsável pelo Centro de Dia de Santa Isabel, um dos centros que recebeu este projeto de responsabilidade social, refere que esta “foi uma iniciativa muito útil. Foi uma atividade diferente e os utentes responderam bem. Aliás, passavam a semana a perguntar quando é que os cães vinham, quando é que chegava a sexta-feira. Vai deixar muitas saudades…”

De acordo com a Boehringer Ingelheim, “a integração social e a comunicação são vantagens já cientificamente comprovadas, com os cães a tornarem-se facilitadores para a interação entre os utentes e os técnicos, proporcionando uma maior participação e partilha, já que, na presença do animal, os utentes revelam uma maior vontade de participar nas atividades desenvolvidas e uma redução da agitação, isolamento, apatia e irritabilidade.”