Medicina Veterinária

Ílhavo vai ter cheque veterinário

Ílhavo vai ter cheque veterinário

A Câmara Municipal de Ílhavo assinou recentemente um protocolo com a Ordem dos Médicos Veterinários que se irá traduzir no desenvolvimento do Programa Nacional de Apoio à Saúde Veterinária para Animais de Companhia em Risco (Cheque Veterinário) naquele concelho.

De acordo com o jornal regional Notícias de Aveiro, este acordo irá ainda refletir-se na promoção da saúde pública, na campanha de educação das boas práticas do bem-estar animal, na prevenção do abandono dos animais, no controlo da população animal errante e na diminuição da população animal alojada no Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia de Ílhavo (CROACI).

Entre as atividades abrangidas no âmbito deste protocolo destaque para o Plano de Cuidados de Saúde Veterinária para animais errantes capturados pelo CROACI, as colónias de gatos sob a responsabilidade da autarquia e os animais de famílias carenciadas devidamente identificados pela Câmara Municipal.

Além disso, a autarquia vai colocar em marcha um programa plurianual de vacinação e vai proceder à identificação eletrónica dos animais, a intervenções cirúrgicas reprodutivas e outros tratamentos em função de identificação de necessidades de tratamentos.

Sobre o programa Cheque Veterinário, importa relembrar que inclui comparticipações que variam entre os 13 euros e os 100 euros e tem como objetivos a prestação de cuidados de saúde aos animais em risco, nomeadamente no que se refere à vacinação, desparasitação e esterilização, bem como outros tratamentos e urgências 24 horas.