Evento

HVR promove convívio entre veterinários residentes e referenciadores

Encontro HVR

O Hospital Veterinário do Restelo (HVR) voltou a organizar o seu Encontro Científico, que vai já na 8ª edição. O evento decorreu no passado dia 25 de novembro, no Hotel Vila Galé Ópera, em Lisboa, e foi dedicado à Dermatologia.

O evento visa promover a formação e convívio entre médicos veterinários que referenciam casos para o Hospital Veterinário do Restelo e contou com a presença da médica veterinária italiana Giordana Zanna. Com residência em Dermatologia pela UAB, obteve o título de Diplomada pelo Colégio Europeu de Dermatologia Veterinária (ECVD) em 2010.

Giordana Zanna faz parte do Conselho Diretivo da Sociedade Italiana de Dermatologia Veterinária (SIDEV) e é professora do Curso de Dermatologia da Improve Internacional. Atualmente trabalha no Instituto Veterinário di Novara (Italia), dedicando-se exclusivamente à clínica e investigação dermatológica.

As palestras incidiram sobre o prurido nos animais de companhia, um dos sinais mais comuns na prática clínica, desenvolvendo o tema desde os mecanismos fisiopatológicos associados, que doenças se relacionam nas diferentes espécies caninas e felinas e qual a abordagem terapêutica ideal.

No final da sessão houve ainda a discussão de casos clínicos, apresentados pela palestrante e também por Joana Sousa e Maria Andrade, que se dedicam à Dermatologia no Hospital Veterinário do Restelo.

“É uma oportunidade para partilhar momentos de aprendizagem e fomentar a boa relação entre colegas dos diferentes CAMVS, que nos confiam os seus casos clínicos todos os dias, porque acreditamos na mais-valia da troca de ideias e conhecimentos, promovendo o respeito entre pares, condições essenciais para o futuro da classe mcédico-veterinária”, referiu Mafalda Pires Gonçalves, Practice Manager do HVR

Na opinião dos participantes, o encontro foi gratificante dado que a palestra foi muito orientada para casos que surgem na prática clínica diária, aliada à clareza da oradora.

A organização já está a preparar o evento para o próximo ano.