Eventos

Évora recebe treino avançado em afeções locomotoras e médico-desportivas dos equinos

Sintra recebe treino avançado em afeções locomotoras e médico-desportivas dos equinos

O curso Treino Avançado em Afeções Locomotoras e Médico-Desportivas dos Equinos, lançado pela Al Equine 4Vets, em parceria com a brasileira Equarter, chega a Portugal em 2020. O primeiro módulo começa já a 6 de fevereiro, no Vila Galé Évora (parte teórica) e no Centro Veterinário Horseglobalia, da médica veterinária Marta Usòn Olaso.

O curso visa dar aos médicos veterinários portugueses a oportunidade de adquirir formação prática contínua com foco nas afeções locomotoras, incluindo a utilização de novas tecnologias que permitem quantificar o grau de claudicação em afeções do foro médico (respiratórias, cardíacas, musculares e digestivas) que podem, também, afetar o rendimento desportivo dos cavalos.

Tentando aproximar o modelo da sua formação aos cursos certificados pelo ISELP (International Society of Equine Locomotor Pathology), a formação que agora chega a Portugal divide-se em quatro módulos intensivos, organizados por região anatómica.

O primeiro módulo terá uma duração de quatro dias e será dedicado às afeções da bacia, anca e soldra. A 2 de abril, terá início o módulo dedicado às afeções do tarso, metatarso, tíbia, quartela e casco, também de 4 dias. Posteriormente, seguem-se os módulos das regiões do cotovelo, carpo, metacarpo e boleto, e regiões cervical, ombro e dorso, nos meses de outubro e dezembro. Os módulos de medicina desportiva e quantificação da locomoção decorrerão em janeiro e março de 2021.

A formação integrará Jairo Jaramillo Cárdenas – médico veterinário especializado em patologias locomotoras, doutorado em cirurgia e certificado pelo  ISELP , membro fundador da ALAPILE (Associação Latinoamericana de Patologia e Imagiologia do Sistema Locomotor do Equino) –, Emmanuelle van Erck – doutorada e diplomada em medicina interna e desportiva, que deixou a Universidade de Liège para liderar a equipa da ESMP (Equine Sports Medicine Practice) e que realiza a monitorização do rendimento desportivo dos cavalos de desporto –, e os clínicos-investigadores Marie Rhodin – da SLU, em Uppsala, na Suécia –, Filipe Bragança – português a trabalhar na Universidade de Utrecht, na Holanda, – e Constanza Gomez Alvarez – colaboradora da mesma universidade e editora do Equine Veterinary Journal.

Para inscrições ou mais informações visite https://cursolocomotor.alequine.com/.

*Notícia atualizada no dia 9 de janeiro de 2020 devido a indicação de alteração do local do evento.