Adoção de animais

Escolas de Trás-os-Montes adotam mascotes

Escolas de Trás-os-Montes adotam mascotes

Os agrupamentos de escolas de Alfândega da Fé, Carrazeda de Ansiães, Macedo de Cavaleiros, Mirandela e Vila Flor, em Trás-os-Montes, uniram-se para colocar em marcha o projeto ‘Mascote Escolar’, uma iniciativa lançada pela associação Terra Quente que pretende promover a adoção de cães e gatos.

Citada pela Rádio Renascença, a associação Terra Quente refere que esta ação tem como objetivos “o envolvimento e a sensibilização da comunidade escolar e da sociedade para com os animais de companhia, fomentando uma relação de bem-estar benéfica para os estudantes, com melhorias ao nível afetivo e social”.

Ao mesmo tempo, as escolas contribuirão para o aumento da adoção de animais do Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia, que serão “devidamente selecionados ao nível de comportamento e de estado de saúde” para poderem ser adotados pelas escolas.

“Estão vacinados, desparasitados e esterilizados” e os “cuidados médico-veterinários e a avaliação clínica periódica ficam a cargo da associação de municípios”, enquanto “os cuidados com a alimentação, higiene e bem-estar das mascotes a cargo dos agrupamentos”, segundo a associação.

Numa segunda fase, o projeto da Terra Quente poderá vir a ser alargado a outras instituições do município.