Quantcast
 

Encontro Bayer/SVA: Produtores analisam impacto de diarreias neo-natais em vitelos

Encontro Bayer/SVA: Produtores analisam impacto de diarreias neo-natais em vitelos

A primeira reunião técnica Bayer/Serviços Veterinários Associados (SVA), subordinada aos temas “Diarreias bovinas neo-natais” e “Consequências económicas da Coccidiose bovina”, reuniu 30 responsáveis de explorações leiteiras nacionais, no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar do Porto, no Vairão.

Informar, formar e sensibilizar os produtores para aquelas questões, tendo optimizar métodos de trabalho foi o objectivo do encontro, de acordo com o comunicado emitido.
Apesar de se desconhecer o impacto económico das diarreias neo-natais, uma das principais causas de morte entre bovinos jovens, mais de um milhão de cadáveres de vitelos são recolhidos por mês pelo Sistema de Recolha de Cadáveres de Animais Mortos na Exploração (SIRCA).
«Sendo uma patologia de origem multi-factorial, o diagnóstico precoce, prevenção e maneio dos casos de diarreia neo-natal, assumem um papel preponderante na economia das explorações. A Bayer organizou o evento, assumindo a parceria com veterinários e proprietários no sentido de melhorar a abordagem à doença», explicou, em comunicado, João Raposo, médico veterinário e product manager FAP da Divisão de Saúde Animal da Bayer Health Care.
As perdas económicas devidas a diarreias são consequência de inúmeros factores, como o elevado custo de medicamentos, a mão-de-obra para o tratamento, o subdesenvolvimento dos animais no futuro, a morte do vitelo e a compra de novos animais para reposição. A coccidiose bovina é responsável por perdas no crescimento dos animais, que podem atingir 27 kg ao final de um ano.
Tratando-se de uma doença com sintomatologia sub-clínica, é essencial diagnosticar correctamente a infecção na exploração e executar um tratamento preventivo para prevenir o chamado “efeito dominó” – lesões irreversíveis das vilosidades intestinais e entrada de outros agentes patogénicos – responsável pelo subdesenvolvimento dos animais infectados.

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?