Investigação

Dieta à base de ácidos gordos polinsaturados reduz formação de cálculos urinários em gatos

Dieta à base de ácidos gordos polinsaturados reduz formação de cálculos urinários em gatos

A adição de ácidos gordos polinsaturados à dieta dos felinos pode ajudar a reduzir a formação de cálculos urinários. A conclusão é de um estudo que analisou os efeitos do aumento de ácidos gordos polinsaturados na dieta dos gatos nas características da urina dos animais.

Para chegar a esta conclusão distribuíram de forma aleatória vários gatos domésticos com uma idade média de cinco anos por dois grupos. Durante uma semana, antes do início do estudo, todos os gatos consumiram alimentos que continham 0,07 % de ácido araquidónico (AA).

O primeiro grupo de animais manteve essa alimentação durante 56 dias. O segundo grupo, por sua vez, manteve essa alimentação, mas foi também alimentado com alimentos de controlo à base de óleo de peixe e óleos com elevado teor de ácido araquidónico. Depois de um período de 56 dias, os grupos trocaram a alimentação.

Os resultados agora revelados mostram que uma alimentação rica em ácidos gordos polinsaturados pode ser benéfica em animais com cálculos urinários, uma vez que reduz a sua formação.

Saiba mais sobre esta investigação aqui.