Animais de companhia

Como dar más notícias: 4 formas de preparar o tutor do animal oncológico

Como dar más notícias: 4 formas de preparar o tutor do animal oncológico

Dizer a um tutor que o seu animal tem cancro pode ser uma das notícias mais difíceis que um médico veterinário tem que dar. Mas existem estratégias que podem ajudar a dar a notícia sem que pareça que acabou de ‘largar uma bomba’. A Veterinary Team Brief publicou recentemente algumas dicas para médicos veterinários. Partilhamos algumas.

Preparar a notícia                                                                     

Ensaie mentalmente a forma como irá abordar o assunto. Dar a notícia da forma errada só faz com que a conversa com o tutor do animal seja mais difícil. Idealmente, este tipo de conversa deve ser tido cara a cara e num local resguardado, onde o tutor possa ter alguma privacidade.

Além disso é importante que ofereça toda a informação e apoio necessários, uma vez que é importante que depois desta conversa o tutor do animal possa tomar uma decisão acerca dos tratamentos a que o animal será submetido.

Analise a perceção do seu cliente

Antes de partilhar qualquer tipo de informação clínica é importante que avalie até que ponto o tutor do animal o consegue entender e perceber a informação que partilha. Tente perceber, numa primeira fase, o que é que o tutor já sabe para que seja possível corrigir qualquer informação que não tenha sido partilhada da forma mais adequada. De acordo com a publicação Veterinary Team Brief é importante que coloque as seguintes questões:

  • Quais os seus objetivos para o tratamento do animal?
  • Quais são as suas expetativas?
  • Quais são os seus receios?
  • Que outras questões tem?

Informar o cliente

Avisar que é possível que existam más notícias no futuro pode minimizar o choque sentido. Lembre-se que é importante não usar termos técnicos. Usar uma linguagem simples faz com que o cliente se sinta mais próximo do clínico. Além disso facilita a memorização das informações mais importantes, assim como a sua compreensão.

Não se esqueça das emoções

O maior desafio de dar uma notícia desta natureza pode ser lidar com as emoções do tutor do animal, que podem incluir descrença, tristeza, negação e até raiva. É importante que deixe o cliente expressar os seus sentimentos e que responda com empatia e compreensão. Tente colocar-se no seu lugar e mostrar-lhes que sabe o que estão a sentir.