Animais de Companhia

‘Eu cuido’: o projeto que ensina crianças a cuidar de animais de companhia

‘Eu cuido’: o projeto que ensina crianças a cuidar de animais de companhia

Chama-se ‘Eu Cuido’ e apresentou-se na passada semana às escolas nacionais com o objetivo de educar e sensibilizar os mais novos para vários temas relacionados com animais de estimação. A ideia é da Mars Iberia, da Royal Canin e da Ordem dos Psicólogos Portugueses, que em conjunto com entidades da área da promoção da saúde e do bem-estar dos animais querem ensinar as crianças a interagir e a cuidar dos animais de companhia.

Em declarações à VETERINÁRIA ATUAL, os responsáveis explicam que “o ‘Eu Cuido’ é um projeto educativo destinado a alunos do 1º ciclo do Ensino Básico, que tem como objetivos levar as crianças a conhecer os animais de estimação (especificamente o cão e o gato) do ponto de vista das suas características físicas e comportamentais; ensiná-las a saber interagir com estes animais; incentivá-las a agir pelo bem-estar dos amigos de quatro patas e ajudá-las a perceber a sua importância na sociedade.”

Com o mote “Um mundo melhor para os animais”, a iniciativa pretende contribuir para formar uma geração futura que aja com base no respeito e cidadania e foi todo desenvolvido “tendo por base aconselhamento de médicos veterinários”.

Zé Gato e Cão Peão

O projeto será composto por sessões em sala de aula, com cerca de 45 minutos, que “foram desenhadas para ser animadas e descontraídas, de forma a captar a atenção das crianças. Em aula estará um formador, que abordará de forma genérica os temas e cuja intervenção é completada e complementada por vídeos temáticos com o Zé Gato e o Cão Peão como personagens principais”, explicam ainda os responsáveis à VETERINÁRIA ATUAL.

‘Eu cuido’: o projeto que ensina crianças a cuidar de animais de companhia

“No final de cada sessão pretendemos ter a presença em sala de aula de um animal de estimação, com o objetivo de mostrar na prática um pouco do que foi falado e, sobretudo, demonstrar a sua importância para a comunidade, apresentando exemplos como cão-polícia, cão-guia, cão de terapia assistida”, acrescentam.

Mas a formação não termina na sala de aula. A ideia é que o seguimento seja feito pelos encarregados de educação e pelo corpo docente das escolas. Para isso serão disponibilizados vários conteúdos didáticos no website www.eucuido.pt, nomeadamente vídeos que são o resultado “dos ensinamentos passados por uma médica veterinária”, revelam.

A primeira aula aconteceu no passado dia 17 de novembro, na Escola Básica do 1º Ciclo Maria da Luz de Deus Ramos, em Lisboa, e até ao final do ano letivo de 2017/2018 os responsáveis pelo ‘Eu Cuido’ pretendem impactar 20 escolas de Ensino Básico das regiões da Grande Lisboa e Grande Porto, alcançando perto de 8000 alunos.