Vetbizz 2017

Como construir (e manter) uma dream team

Como construir (e manter) uma dream team

As equipas vão estar no centro das atenções na edição deste ano do Vetbizz. O evento está de regresso e ruma ao Porto a 28 de setembro para discutir como manter uma boa equipa e o que é preciso para ser um bom líder.

Saber liderar é uma qualidade que não é intrínseca a todas as pessoas. É um facto. Mas existem estratégias que podem ajudam a conseguir alcançar o título de ‘bom chefe’. Para Lolly Daskal, especialista em liderança e desenvolvimento pessoal, um líder autoritário apenas cria um clima de medo entre os colaboradores. Já um líder que tente adotar um estilo de gestão assente na confiança consegue criar um ambiente mais tranquilo. Agora pense bem: qual é o seu estilo?

Este é um dos temas que vai ser abordado na edição deste ano do Vetbizz, o Encontro Anual de Gestão para Médicos Veterinários que ruma ao Porto para analisar quais as situações que provocam maior stresse entre os colaboradores. O dia começa com uma palestra sobre como construir e motivar uma equipa de sonho e como conseguir manter os melhores motivados. Convidámos Filipa Herédia, Corporate Affairs Manager Mars Ibéria e Susana Fidalgo, HR Business Partner Mars Ibéria, para revelarem como motivam internamente as suas equipas.

De seguida é a vez do médico veterinário Pedro Pinho Lopes revelar o seu caso prático e como passou de gestor de três clínicas para gestor de uma pequena clínica em Almada. Será que o conceito small is beautiful funciona mesmo na prática? É possível atingir um equilíbrio perfeito entre a vida profissional e a vida pessoal? Pedro Pinho Lopes acredita que sim.

Depois do coffee break é altura de centrar atenções na vertente financeira. Dilen Ratanji, da VetBizz Consulting, vai revelar como uma equipa pode aumentar os rendimentos do CAMV e Ricardo Almeida, médico veterinário da VetPóvoa, vai centrar atenções no sistema de incentivos praticado nos CAMV e quais as ‘cenouras’ que movem os nossos veterinários. Como motivar uma equipa a cumprir objetivos? E quais os incentivos que resultam? Para descobrir na palestra que antecede a hora de almoço.

O período da tarde irá começar com uma palestra sobre a influência da web e das redes sociais. Será que a utilização pessoal do Facebook ou Instagram pode potenciar o negócio do CAMV? Os colaboradores são verdadeiros embaixadores das clínicas? Telma Lopes e Vanda Souto, Digital Envangelists – Albiways Digital explicam como tudo funciona na prática.

Segue-se uma mesa redonda onde frente a frente vão estar os principais intervenientes de uma clínica veterinária: médico veterinário, enfermeiro veterinário, gestor e médico veterinário millenial. Como vivem e resolvem situações de crise? E como solucionam os problemas? Uma conversa aberta onde vamos procurar soluções para os problemas mais comuns do dia-a-dia. Por vezes estes problemas têm início no topo da pirâmide, ou seja, na esfera da liderança. E como se processa esta liderança na medicina veterinária? Será que temos verdadeiros líderes? Nuno Gomes da Silva partilha a sua visão sobre liderança e motivação de equipas e revela porque se interessou por esta área da gestão.

A sessão de palestras termina com Elisabete Capitão, responsável pela Revet, que vai revelar como os líderes podem dar autonomia e confiança aos seus colaboradores e ainda assim conseguirem manter uma postura de liderança. Confiar e delegar responsabilidades é possível? Para a médica veterinária é uma realidade, como explica no artigo de opinião da pag 40.

No final do dia vamos revelar os vencedores de mais uma edição dos Prémios Veterinária Atual. Contamos com a sua presença para celebrar a excelência na medicina veterinária. Dia 28 de setembro encontramo-nos no Crowne Plaza Porto.