Animais de Companhia

Centro de Recolha Animal do Porto vai receber obras para duplicar capacidade

Centro de Recolha de Animais do Porto entra em obras

A construção do Centro de Recolha Oficial de Animais do Porto já foi adjudicada e deverá iniciar ainda no primeiro semestre do ano. A notícia foi avançada no site oficial da autarquia, que revela que as novas infraestruturas irão “duplica a área das boxes atualmente existentes no canil, de 94 para 220”.

De acordo com a Câmara Municipal do Porto, o novo projeto do Centro de Recolha Oficial de Animais do Porto inclui “uma separação física e funcional entre serviços oficiais e de adoção, com melhorias significativas ao nível das condições sanitárias”. Para além disso, o novo equipamento contará com um bloco cirúrgico para a esterilização dos animais, uma sala de enfermagem para o tratamento dos animais, zonas de exercício e de sociabilização, e área de tosquia e higienização.

Destaque ainda para a disponibilização de um espaço para alojamento de animais em quarentena provenientes de outros países, em articulação com a Direção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV).

Segundo a autarquia do Porto, “a estratégia da autarquia de apoio aos animais tem conhecido, nos últimos anos, novas iniciativas”, nomeadamente com o lançamento, em 2015, do Plano Municipal de Controlo e Bem-Estar das Populações Animais de Cães e Gatos para dar resposta às carências estruturais do serviço do atual canil e dar reposta às obrigações legais em vigor.