Investigação

Causa da doença do disco intervertebral em cães identificada

Causa da doença do disco intervertebral em cães identificada

A doença do disco intervertebral em cães pode, afinal, ser causada por uma mutação genética, revela um estudo agora publicado. A descoberta é da geneticista Danika Bannasch, que defende que identificar os cães com esta suscetibilidade genética pode ser um passo importante para reduzir os sintomas da doença e ajudar os donos e médicos veterinários.os

O estudo, que pode ser consultado aqui, descobriu uma região no cromossoma 12 que pode estar relacionada com um crescimento ósseo anormal e indica que as raças que partilham a mesma sequência de ADN nessa região possuem a doença.

De acordo com a cientista, “os cães com a doença do disco intervertebral têm 50 vezes mais probabilidades de ter esta mutação; isto é uma correlação incrivelmente forte com a doença do disco intervertebral. Conseguir identificar a causa desta condição dolorosa é o primeiro passo para aliviar a dor e o sofrimento nos cães que têm maior risco”.

A investigadora refere ainda que saber mais sobre como a doença pode ocorrer pode ajudar os médicos veterinários e os criadores das raças mais suscetíveis a encontrar uma solução.