Medicina Veterinária

Braga vai ter veículo de emergência animal

Braga vai ter veículo para emergências animais

O município de Braga vai passar a ter um veículo de emergência animal que irá dar resposta a animais feridos e acidentados. No entanto, de acordo com o Diário do Minho, apesar da existência do veículo faltam equipamentos interiores que permitam o arranque do funcionamento do veículo.

Liliana Carvalho, veterinária do Centro de Recolha Oficial de Animais (CROA) de Braga, explica em declarações ao jornal regional que estes equipamentos estão já “em fase de orçamentação”, sendo por isso possível que o veículo de emergência animal entre em funcionamento antes do final do ano.

Importa referir que este veículo irá atuar apenas em situações de urgência de animais errantes, os únicos com os quais a Câmara Municipal tem responsabilidade. “Tudo o que seja animais que tenham detentores, as obrigações cabem aos responsáveis”, esclarece a veterinária Liliana Carvalho.

Para além disso, em breve, os bombeiros do município irão receber formação para saberem agir em situações que envolvam animais. “Em princípio serão 16 bombeiros a realizar essa formação para atuar em situações em que os animais sofram algum tipo de acidente. Podem ser queimaduras, atropelamentos ou até afogamentos”, revela Altino Bessa, vereador do Ambiente, Energia e Desenvolvimento Rural da Câmara Municipal de Braga.

A somar a este veículo, a Câmara Municipal de Braga irá também começar a trabalhar em protocolos com os dois hospitais veterinários da região para que possam tratar os animais socorridos.