Animais de Companhia

Bombeiros de Esposende já têm ambulância para animais

Bombeiros de Esposende já têm ambulância para animais

Os Bombeiros Voluntários de Fão, em Esposende, contam agora com uma ambulância para prestar socorro a animais de companhia. Esta medida está integrada no Plano Estratégico Municipal para o Bem-Estar Animal e contará com o apoio da Câmara de Esposende, que atribuirá a esta corporação de bombeiros um apoio anual de 5000 euros para este serviço.

O serviço ‘SOS Animal’ está disponível durante 24 horas por dia e, desde que foi criado, há cerca de dois meses, tem sido requisitado em média duas a três vezes por semana. Em declarações à Lusa, Gustavo Costa, da corporação de bombeiros de Fão, explica que se trata de uma ambulância “cujo equipamento é praticamente igual ao das que são utilizadas para o socorro humano, desde oxigénio a macas, tendo apenas a especificidade de estar também dotada de uma jaula”.

Para já, a corporação conta com cinco bombeiros com formação específica para prestar socorro a cães e gatos, mas de acordo com Gustavo Costa, este número “terá de ser aumentado”, uma vez que se prevê que aumentem as solicitações.

O Plano Estratégico Municipal para o Bem-Estar Animal da Câmara Municipal de Esposende inclui ainda um programa de esterilização de animais errantes, abandonados e encaminhados para adoção, uma parceria com a Ordem dos Médicos Veterinários (OMV) que contará com um investimento municipal de cerca de 5000 euros.

O Presidente da Câmara de Esposende, Benjamim Pereira, defendeu que “o plano de esterilização é fundamental para evitar o aumento descontrolado da população animal”, estando neste momento a ser trabalhado um projeto para a construção de um centro de recolha em Esposende, com um investimento estimado de um milhão de euros.

Recorde-se que a Câmara Municipal de Póvoa de Varzim também lançou este ano uma ambulância animal, um projeto que resulta de uma parceria com os Bombeiros Voluntários do concelho, a associação A Cerca – Abrigo de Animais Abandonados, e o Hospital Veterinário da Póvoa de Varzim Ani Mar, destinando-se aos animais que se encontram feridos na via pública.