Animais de Companhia

Bayer alerta para os perigos da Dirofilariose

Na altura em que se assinala o Mês do Coração para os animais de companhia, a Bayer promove uma ação de consciencialização para alertar para os perigos de uma doença parasitária que pode ser fatal – a Dirofilariose.

De acordo com a farmacêutica, a Dirofilariose é uma doença parasitária grave provocada pelo verme Dirofilaria immitis e que é transmitida por alguns tipos de mosquitos. Também conhecida como a doença da Larva do Coração, a Dirofilariose aloja-se no coração dos animais e é, em muitos casos, fatal.

“As temperaturas mais elevadas que se fazem sentir em Portugal, a partir desta altura, são favoráveis ao aparecimento dos mosquitos e transmissores da doença. É também nesta altura que os animais de companhia fazem mais passeios ao ar livre, aumentando o risco de picadas pelos mosquitos. A prevalência é superior em zonas como Setúbal (Tróia/Comporta), Coimbra, Figueira da Foz, Algarve e Ilha da Madeira (atinge os 30% de prevalência nestas zonas), sendo recomendado que os donos façam prevenção antes do período de férias, sobretudo se os destinos forem estes locais”, explica a empresa.