investigação

Animais são cada vez mais noctívagos e a culpa é das pessoas…

Animais são cada vez mais noctívagos e a culpa é das pessoas…

Os ecossistemas de cerca de 75% do planeta estão a ser alterados pelos humanos, com cada vez mais espécies selvagens a perderem os seus habitats. E de acordo com um estudo recentemente publicado na revista científica Science, não são apenas os habitats que estão a mudar: a atividade humana está a fazer com que muitos mamíferos se tornem noctívagos, uma forma de diminuírem as hipóteses de se cruzarem com humanos.

De acordo com o estudo, os animais selvagens receiam os seres humanos e alteram os seus comportamentos para evitarem encontros, o que tem efeitos na demografia, fisiologia e cadeias alimentares de que fazem parte.

A investigação é da Universidade de Berkeley, na Califórnia, nos Estados Unidos da América, e analisou 76 estudos sobre 62 espécies diferentes em seis continentes e em que a atividade dos animais foi controlada através de GPS e câmaras sensíveis ao movimento. A atividade dos animais foi comparada entre ocasiões em que há mais atividade humana e ocasiões em que há poucos humanos por perto. E as conclusões mostram que quanto mais humanos há por perto, mais noctívagos os animais se tornam.

Segundo os investigadores, estas alterações no comportamento ajudam os humanos e os animais a coexistirem melhor, contudo, pode significar taxas de reprodução mais baixas nos animais.