Animais

Ambulância médico-veterinária de Braga já está em funcionamento

Ambulância médico-veterinária de Braga já está em funcionamento

A viatura de emergência médico-veterinária do município de Braga está em funcionamento desde a passada semana. Da responsabilidade dos Bombeiros Sapadores de Braga, esta viatura fará a recolha e transporte de animais vítimas de acidentes, funcionando 24 horas por dia.

De acordo com o jornal regional O Amarense, este serviço será prestado em parceria com as autoridades policiais da autarquia, com o Centro de Recolha Oficial (CRO), com a médica veterinária do município e com os dois hospitais veterinários do concelho que tratam os animais feridos.

Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, defende que esta “é mais uma medida que se enquadra nas políticas de proteção animal que têm vindo a ser implementadas pelo município. Braga tem, atualmente, um Centro de Recolha exemplar e que tem como principal preocupação o bem-estar dos animais. Ao longo dos últimos anos temos vindo a realizar diversas intervenções no CRO, dotando-o de maiores e melhores condições para o acolhimento dos animais errantes.”

Recentemente, o município de Braga estabeleceu também um protocolo para a implementação do Programa de Apoio de Saúde Preventiva a Animais em Risco, da Ordem dos Médicos Veterinários, um programa que prevê, entre outras medidas, a atribuição do cheque-veterinário a famílias carenciadas do concelho ou a quem adotar um animal de companhia no Centro de Recolha Oficial de Braga.