Animais de Companhia

80% dos cães têm problemas de gengiva, diz estudo

80% dos cães têm problemas de gengiva, diz estudo

80% dos cães com mais de três anos de idade possuem problemas de gengiva. Por detrás do problema está a falta de cuidados de higiene oral regulares, revela um estudo do Waltham Centre of Pet Nutrition da Mars.

Para consciencializar para este problema, a Pedigree, marca da Mars, irá levar a cabo o ‘Mês da Higiene Oral’, uma iniciativa que irá oferecer exames orais gratuitos em várias clínicas veterinárias do país.

“Para ajudar nesta prevenção, durante o mês de maio, os donos podem levar o seu cão ao veterinário para um check-up odontológico gratuito numa rede de clínicas próxima da sua área de residência”, explica a Mars sobre esta iniciativa que irá decorrer entre os dias 1 e 31 de maio.

De acordo com dados da Pedigree, as raças pequenas, como os poodles ou os Yorkshire, “têm mais propensão a ter doenças periodontais que os cães de raça grande, uma vez que os seus dentes estão mais apertados. A boca é alvo de várias doenças nos animais de estimação com consequências diversas para a saúde, daí a importância de uma boa higiene oral. Desta forma, o check-up regular torna-se um fator fundamental para a saúde oral dos animais de estimação, capaz de prevenir infeções renais e cardíacas, perda de dentes, dor oral e mau hálito, promovendo assim, uma vida longa e saudável.”