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Esta marca faz artigos para o seu LOiAL amigo

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A marca LOiAL nasceu em 2015, com o lançamento de um perfume para cães e gatos. Depois, seguiram-se champôs, condicionadores e outros produtos sustentáveis e artesanais. Cristina Ferreira, médica veterinária, é a mentora deste projeto, que tem como principal objetivo melhorar a qualidade de vida dos animais ­- e dos seus donos.

Os animais de estimação são, para muitas pessoas, imprescindíveis. Nas cidades, vivendo em apartamentos, ter um animal pode ser um desafio que requer múltiplas atenções, entre elas uma boa higiene. A pensar nisto, nasceu a LYBEW, pela mão de Cristina Ferreira, uma empresa criada com o objetivo de aproximar os animais e os seus tutores. “A ideia surgiu pouco após o meu regresso de Nova Iorque, onde os animais de estimação viviam em apartamentos, perfeitamente integrados nas suas famílias. Isto implicava passear diariamente nas ruas e parques da cidade, sentar no mesmo sofá e muitas vezes dormir na mesma cama que os humanos”, conta a mentora do projeto.

Cristina, que é também médica veterinária, percorreu vários países do mundo a exercer a sua profissão. Em Portugal, trabalhou com vacas minhotas; no Reino Unido, com alpacas; nas Pampas Argentinas, com éguas; e, em Nova Iorque, com macacos.

A jovem empreendedora recorda que “o convívio citadino entre animais de estimação e os humanos era viável graças aos cuidados de higiene regulares com produtos de alta qualidade, que contribuíam para uma excelente qualidade de vida dos animais e de toda a família”.

Esta marca faz artigos para o seu LOiAL amigoQuando regressou a Portugal, percebeu que os portugueses também procuravam produtos que respeitassem a natureza do animal e, ao mesmo tempo, facilitassem o seu dia a dia. “Foi então que surgiu a LOiAL, primeiro com o nosso perfume LOiAL – Animal Essence [em 2015]”, que pode ser acrescentado à escovagem diária. Com aroma a lima e a patchouli, o produto foi comercializado como “transformador” da rotina de escovagem “num momento de relaxamento e forte ligação ao leal amigo”.

 

Desde então, a oferta da LOiAL passou também a contar com a linha de Grooming LOiAL – Bath Essence, com extrato de keramare. E, já este ano, surgiu a linha 100% natural LOiAL – Earth Essence. A marca tem hoje no seu portefólio champô, creme condicionador, perfume e uma solução de limpeza auricular. As fórmulas são todas originais e desenhadas por Eduarda Moita, doutorada em ciências farmacêuticas e com excelentes conhecimentos em fitoquímica e fitognósia. Os produtos são destinados a proteger e cuidar a pele de cães e gatos: “Cada ingrediente é cuidadosamente escolhido e estudado, sendo feita uma revisão bibliográfica para confirmar a sua segurança e benefícios nas espécies a que se destinam”, afirma Cristina Ferreira.

Os produtos LOiAL estão registados para uso em cães e gatos e, além de terem como missão tratar melhor estes animais, a médica veterinária tenta também reduzir a pegada ecológica, “pelo que usamos matéria-prima de origem sustentável e damos preferência aos produtos nacionais”. Nesse sentido, as embalagens da solução de limpeza auricular e o papel dos champôs em barra são de fabrico nacional, o mel e o própolis são de Trás-os-Montes e o funcho do Algarve.

O processo de desenvolvimento de um produto é longo e envolve o estudo da sua necessidade no mercado, o desenvolvimento da fórmula e uma revisão bibliográfica dos ingredientes, pelo que, quando é finalmente lançado, Cristina Ferreira está “totalmente confiante de que é o melhor que temos para oferecer a quem o procura”. Assim, a mentora deste projeto destaca do seu portefólio “a solução de limpeza auricular de própolis e funcho, pela sua natural eficácia, o champô em barra de mel e camomila, pela hidratação, e o creme condicionado com keramare, pelo mecanismo de libertação sequencial que aporta brilho e hidratação à pele e pelo”.

O primeiro laboratório artesanal de PUV

O início deste projeto teve também as suas peripécias: conseguir autorização para ter um laboratório para fabrico artesanal de produtos de uso veterinário (PUV) de higiene e cosmética deu luta. Mas, Cristina Ferreira recorda o velho ditado popular: “O que tem de ser tem muita força.”

A mentora da LYBEW já trabalhava há algum tempo com a Molly & Jack, uma das marcas com a qual colaborava, quando recebeu uma chamada que viria a mudar o seu rumo: “[Era] a doutora Maria Gaivão, com um pedido muito concreto: criar um champô em barra com leite da Raça Asinina de Miranda. Após uma busca infrutífera, verifiquei que não havia em Portugal nenhum laboratório autorizado para fabrico artesanal de produtos de usos veterinário de higiene e cosmética. Por casualidade do destino, um bom amigo, e colega de profissão, apresentou-me a doutora Eduarda Moita, que já tinha vasta experiência em produção e fabrico de cosmética natural, e foi assim possível dar um passo à frente e começar esta aventura no mundo dos produtos de higiene e cosmética natural de uso veterinário.”

O primeiro passo foi solicitar autorização de fabrico artesanal, à semelhança do que se faz para os produtos artesanais de cosmética humana. No entanto, o departamento jurídico da Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) deliberou que o fabrico artesanal não se encontra previsto na lei. Assim, o processo de autorização de fabrico artesanal da LYBEW teve de seguir todos os passos exigidos a qualquer entidade elaboradora de PUV.

Um caminho “longo”, recorda Cristina Ferreira, mas “compensador”, porque “quem usa os produtos LOiAL, pode fazê-lo com a confiança de que todos os seus ingredientes e as fórmulas são de alta qualidade e adequadas aos animais a que se destinam”.

Deste modo, nasceu o primeiro laboratório português de fabrico artesanal de PUV, que conta também com uma autorização emitida pela DGAV.

Esta marca faz artigos para o seu LOiAL amigoOs produtos da marca LOiAL estão disponíveis na loja online da empresa, em www.lybew.com, e podem ser adquiridos tanto por profissionais como por tutores de animais. Além da marca própria, a empresa trabalha também com clientes private label, ou seja produzem para empresas que depois vendem com a sua própria marca. Neste caso, salienta Cristina Ferreira, “criamos produtos específicos de acordo com as suas preferências”.

O mercado nacional é o que ainda tem mais expressão, mas a internacionalização da marca é um objetivo. Atualmente, a empresa tem autorização de venda em toda a Península Ibérica e já está a fazer prospeção de novos mercados na Europa.

O projeto conta ainda com um blogue, que estará brevemente disponível, e terá como função discutir temas relacionados com a higiene e manutenção da pele e pelo saudáveis dos animais de estimação.

Uma vasta equipa

Cristina Ferreira tem dificuldade em avançar com um número de colaboradores na empresa porque cada novo PUV criado conta com a participação de muitos colegas, clientes e amigos. “Recorremos a todos eles para que nos ajudem durante o processo de criação e aperfeiçoamento dos mesmos para que, quando são lançados no mercado haja confiança de que são necessários, efetivos e seguros.”

No fim, o objetivo de todos é proporcionar melhor qualidade de vida para os animais e seus donos.