Quinta Monte dos Vendavais: Mimar os bichos

14 de Maio - 2008
A paredes-meias com o aeródromo de Tires, a Quinta Monte dos Vendavais oferece um serviço de hotel para animais. Qual estância de férias, aqui os bichos podem usufruir de um verdadeiro tratamento VIP, que passa por boxes aquecidas, espaços de recreio ou aulas de sociabilização e obediência, tudo com música ambiente de fundo. A aposta mais recente é um centro de fisioterapia, que permite o tratamento de diversas doenças osteoarticulares ou a recuperação de acidentes.

Fundada em 1984, a empresa familiar assume-se como pioneira nesta área e tem vindo a apostar na inovação, criando condições para proporcionar umas «agradáveis férias» aos seus «simpáticos clientes». De tal forma que estes, quando regressam, «chegam à porta e “puxam” para dentro», segundo explica o proprietário, Orlando Almeida.
Com 13 funcionários, entre treinadores, tratadores, auxiliares de veterinária e médicos veterinários, o hotel tem capacidade para cerca de 100 cães e 50 gatos – o número varia caso haja mais do que um animal por box, sendo estes do mesmo dono. A solicitação é tanta que, em época de férias escolares, a quinta costuma ter a «lotação esgotada. Na época baixa, a ocupação ronda os «cerca de 40%», refere Orlando Almeida.

Aberto todo o ano, sete dias por semana, o Monte dos Vendavais só não realiza entradas e saídas de animais no Domingo de Páscoa, dia de Natal e 1 de Janeiro e até já tem alguns clientes frequentes, que ali vivem «em permanência».

Serviços diferenciados

No núcleo de clientes também surgem animais indicados pelo seu médico veterinário. Como explica o proprietário, muitos deles «sabem da existência do hotel pelos seus utentes que, por sua vez, são nossos clientes. Depois, quando conhecem o serviço, passam a referenciá-lo».

Entre as opções de alojamento, os donos podem escolher entre aqueles que têm mais extras ou melhor vista, como se da escolha do seu próprio hotel para férias se tratasse. Assim, podem eleger uma box equipada com parque de passeio individual, aquecida ou com bebedouros automáticos, um gatil com varanda ou um espaço maternidade, sempre com música ambiente. Do pacote constam ainda o acompanhamento veterinário permanente, tratamentos ou medicações aos que se encontram em recuperação, o acesso a uma piscina exterior, bem como ração «da melhor qualidade», frisa o responsável.

Como o lema da empresa é «primamos por servir bem e tentamos adaptar-nos às necessidades de cada cliente», podem ainda incluir-se, adicionalmente, o transporte em viatura especializada ou a indicação de uma dieta especial.
E mesmo os animais que não são hóspedes podem frequentar a escola de treinos, na qual se utiliza o método pedagógico de aprendizagem positiva: «não há castigos, só recompensas».

Quanto aos preços, e porque não gosta de falar em números, Orlando Almeida remete para a tabela que consta no site da empresa – em www.montedosvendavais.com – e, no caso dos médicos veterinários, o hotel oferece um desconto de 20%.

Entre os projectos em curso, o Monte dos Vendavais, com uma área total de cerca de 18 mil metros quadrados, prepara agora um espaço para eventos, que poderá ser alugado para a realização de encontros ou exposições animais. Orlando Almeida revela também que tem intenção de criar um «clube de ócio para cães e donos, de modo a que estes possam fazer actividades conjuntas», mas prefere não adiantar pormenores.

Hidroterapia: «Ao serviço do médico veterinário»

Dadas as solicitações para a utilização da piscina exterior para fisioterapia, Orlando Almeida resolveu criar o espaço SPA, «para que esta pudesse ser realizada com as devidas condições».

Licenciado em Reabilitação Motora Infantil, o gerente da empresa viu aqui uma oportunidade, adoptou o modelo do espaço dos centros ingleses que visitou e rumou aos EUA, para fazer formação na área da Fisioterapia Canina.
Um tapete rolante subaquático, uma piscina aquecida a 30° e jacuzzi para pré-aquecimento dos animais assumem o protagonismo no centro de hidroterapia. Aqui, os animais «vêm referenciados pelo médico veterinário» e podem fazer a recuperação de diversas patologias ou pós-operatória, num «trabalho de equipa multidisciplinar, reportando os resultados ao clínico», explica Orlando Almeida.

No SPA há ainda outros serviços ao dispor dos animais, como tratamentos para a obesidade e pós-parto, massagens, electroterapia, laser, ultrassons, ultravioletas e infravermelhos.

Outras publicações do Grupo