Brexit

Brexit pode ameaçar zoos do Reino Unido

zoo - girafas - Veterinária Atual

Sabia que a saída do Reino Unido da União Europeia pode ameaçar a capacidade dos zoos britânicos de criar e proteger espécies? De acordo com o Diário de Notícias, o alerta está a ser lançado pela Associação de Zoos e Aquários Britânicos e Irlandeses, que indica que até aqui a circulação de animais entre jardins zoológicos da UE era feita de forma livre, contudo, com o Brexit o cenário poderá mudar.

O jornal cita a diretora-geral da Associação de Zoos e Aquários Britânicos e Irlandeses, Kristen Pullen, que revela que seria importante criar um acordo sobre programas de trocas de animais. “É difícil apontar uma espécie ou outra, mas seriam todas potencialmente afetadas se não pudermos negociar com os nossos parceiros europeus”, defende.

Os jardins zoológicos da União Europeia trocam frequentemente animais no âmbito de programas de criação e reprodução com o objetivo de conservação genética de espécies. Segundo Kirsten Pullen, “o princípio de um programa de criação é dispor de um grande número de animais, com patrimónios genéticos variados, para minimizar, entre outros, os riscos de consanguinidade”.