Animais de Companhia

Alegro coloca crianças a ler para cães

Alegro coloca crianças a ler para cães

Chama-se ‘Cães e Livros’ e pretende juntar crianças, cães e livros. Falamos da nova iniciativa do Centro Comercial Alegro de Alfragide, que no dia 23 de julho vai incentivar as crianças a ler para cães para ultrapassarem as suas dificuldades de comunicação e leitura.

Em comunicado, o centro comercial explica que “a interação com os animais pode ser um excelente apoio para ajudar as crianças a ultrapassarem dificuldades de leitura e comunicação”, uma vez que os cães, ao contrário de outras crianças e adultos, são ouvintes calmos, não intimidam nem julgam quando há um engano na leitura.

“Dirigida a crianças maiores de 6 anos que já saibam ler, esta atividade será dinamizada com o apoio de uma equipa de especialistas da Cães&Livros – R.E.A.D Portugal, associação portuguesa representante oficial do programa Reading Education Assistance Dogs (R.E.A.D), desenvolvido para melhorar as competências de leitura e as capacidades de comunicação através de um método diferente: ler para um cão! Em sessões entre 10 a 15 minutos, os leitores de palmo e meio vão ter um público muito especial: dois amigos de quatro patas desejosos de ouvir uma boa história”, refere o centro comercial.

Tratam-se de cães treinados e sujeitos a um exame rigoroso segundo os requisitos de saúde, segurança, aptidão e temperamento exigidos pela International Therapy Animals (ITA), uma organização americana com mais de 20 anos de experiência que procura melhorar a qualidade de vida das pessoas através do vínculo que estabelecem com os animais.