abates

Abate de animais saudáveis em zoos é prática comum

Abate de girafa causa polémica em Copenhaga

Depois do abate de uma girafa no Jardim Zoológico de Copenhaga, a BBC procurou saber quantos animais saudáveis são abatidos por ano em zoos europeus e descobriu que se trata de uma “prática comum”.

Bengt Holst, diretor científico do jardim zoológico dinamarquês, revelou em declarações ao canal britânico que “esta é uma prática comum em muitos zoos”. De acordo com a investigação, nos últimos anos foram abatidos em zoos europeus animais como leopardos, tigres, leões, ursos, antílopes e hipopótamos.

Segundo dados da Associação Europeia de Zoológicos e Aquários (EAZA), cinco girafas foram mortas na Dinamarca desde outubro de 2012 e quatro hipopótamos em Portugal, Espanha, Alemanha e Dinamarca no mesmo ano.

Além destes, foram ainda abatidas 22 zebras entre 2000 e 2012 e 11 antílopes africanos em Edimburgo, Londres, Roterdão e Zurique, entre 2000 e 2009. De acordo com o diretor executivo da EAZA, que não revela o número total de animais mortos nos zoos, estima-se que entre 3 a 5 mil animais sejam abatidos nos jardins zoológicos europeus todos os anos.