Saúde Animal

85% dos veterinários estão preocupados com a saúde dos coelhos

Uma grande parte dos médicos veterinários britânicos (85%) está preocupado com a saúde dos coelhos e os mitos existentes em relação à sua nutrição. A conclusão é de um estudo realizado pela British Veterinary Association (BVA), que revela que na opinião de grande parte dos veterinários, os donos destes animais não têm conhecimentos adequados em relação à alimentação que devem dar a estes animais.

Além disso, o estudo indica que apesar de alguns donos saberem que as cenouras devem apenas ser dadas a estes animais de forma ocasional, ainda há muitos que não sabem quais os alimentos mais adequados para a sua dieta. Por isso há cada vez mais coelhos a sofrer de obesidade, problemas intestinais e problemas dentários.

Gudrun Ravetz, presidente da BVA, refere que “os coelhos são animais fantásticos, mas durante muitos anos foram considerados um animal de estimação ‘fácil’ ou ótimo para primeiro animal de estimação e ainda estamos a sofrer os efeitos disso, com cinco em cada seis veterinários a referir que recebem coelhos com doenças que eram preveníveis. Alguns donos de coelhos não percebem que o tipo de cuidados que estão a oferecer estão a fazer com que os seus animais não estejam bem, o que é desconcertante, já que quando descobrirem pode ser tarde demais”.